1 Reis: 2.3-4
E guarda a ordenança do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores. Para que o SENHOR confirme a palavra, que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel.
Estes versículos tratam de uma conversa entre Davi e seu filho Salomão, onde o pai aparece dizendo que a sua morte estava próxima e aconselhou o filho a fazer tudo aquilo que Deus determinasse, que obedecesse às Suas leis e que, caso agisse dessa forma, ele seria bem sucedido em tudo o que fizesse.
“Seria interessante você ler também: O poder das palavras”.
Continua dizendo que se agisse assim, Deus cumpriria a promessa que lhe tinha feito, de que os seus descendentes governariam Israel, porém faz uma afirmação importante de que a promessa somente estaria de pé, enquanto fossem obedientes às leis de Deus.
“Uma ótima leitura para você seria: O encontro com Jesus”.
O que estamos vendo nessa passagem é uma promessa de Deus condicional, isto é, a mesma somente se cumpriria se a condição determinada por Ele, a obediência por parte dos governantes, acontecesse, caso contrário Deus não faria a sua parte.
Infelizmente, os descendentes de Davi falharam e deixaram de obedecer a Deus, e, em virtude disso, perderam o trono.
“Você também pode ler: O pecado e o perdão”.
Onde estamos querendo chegar com esse artigo? O que estamos pretendendo?
Estamos tentando mostrar que as promessas de Deus podem ser incondicionais, porém podem, também, ser condicionais, isto é, estarem sujeitas ao cumprimento de algumas ordenanças por nossa parte, e, caso venhamos a não fazer o determinado, elas perderão o seu valor e nós perderemos as bênçãos proporcionadas por elas.
“Sugerimos que você leia também: A última palavra é de Deus”.
Deus fez uma promessa incondicional a Davi, de que a sua linhagem continuaria para sempre e isto se cumpriu com o nascimento de Jesus como um descendente de Davi, porém às relacionadas ao trono tinham as suas condições.
Todos nós temos promessas feitas por Deus, porém precisamos ter o discernimento de perceber aquelas que exigem uma participação nossa para o seu cumprimento, pois, caso contrário, poderemos ficar esperando por algo que não acontecerá enquanto não mudarmos determinados posicionamentos nossos.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Raquel Rocha diz
A paz, muito bom esse artigo porém o sr tem algum exemplo de servos que não receberam a promessa por não obedecer alguma condição?
Marcio Motta diz
Raquel fico feliz que tenha gostado.
Jonathan diz
Infelizmente, os descendentes de Davi falharam e deixaram de obedecer a Deus, e, em virtude disso, perderam o trono.
Marcio Motta diz
Jonathan obrigado pelo seu comentário.
LECIO DE ARAÚJO CANDIDO diz
Glória a Deus !!! Grande verdade. O “Se” de Deus aparece em muitas epístolas do Apóstolo Paulo, mostrando a importância de nossa ESCOLHA, Jesus ou o Barrabás desse mundo. Graças a Ele por nossa Salvação que depende UNICAMENTE de Cristo. No entanto, gosto do exemplo que ouvi de um Pastor amigo que disse: “Se você for em um Fusca para São Paulo (daqui são 500 ou 700km), você vai chegar lá.” Se for de BMW também vai chegar. O problema é COMO VAI CHEGAR; todo amarrotado e exausto pelo Fusca ou bem tranquilo com o BMW e todo seu conforto. Graças a Jesus, todos nós que cremos vamos chegar. Porém, COMO vamos chegar (uns sem braço, olho, perna, etc.. ou morrendo cedo) e outros em ditosa velhice e felizes, pela obediência que praticaram. É só escolher.
Marcio Motta diz
Lecio agradeço o seu comentário em nosso site.
Geziel diz
A volta do Senhor Jesus é uma promessa incondicional, certo ??
Se temos um promessa do Senhor que ainda não se cumpriu, e o Senhor Jesus volte para buscar a sua igreja, então a promessa não se cumpriu!!
Como classificar essa promessa: condicional,ou incondicional???
Marcio Motta diz
Geziel a Volta do Senhor é uma promessa incondicional.
Severo diz
Muitos dizem que Deus só incondicionou a oromessa da da volta de Jesus e a vitoria da igreja, porém Deus prometeu a Paulo que no nalfragio em Malta ninguem se perderia, entretanto por Paulo mandar que os homens comessem, que isso era uma condição para Deus cumprir o que o anjo adirmoiu a Paulo.
Acredito que Deus é soberano e que algumas vezes Ele age sozinho sem a nossa participação.
Marcio Motta diz
Severo realmente Deus é soberano. Obrigado pelo seu comentário.
juareis silva diz
eu acredito so de ta respirando ja e uma benssa di deus…….se deus recoller o espirito que nos vivifica a carne morre……emtao so de tar respirando temos que agradeser a deus
Marcio Motta diz
Juareis obrigado pelo seu comentário em nosso blog.
Janayna Ricoly diz
Gostaria de saber a diferença (se tiver) de bênçãos e promessas.
Marcio Motta diz
Janayna podemos dizer que as bênçãos se tratam do cumprimento das promessas feitas por Deus para as nossas vidas.
ELIAS VENANCIO CHAVES diz
no caso na biblia só aparece essa promessa incondicional sobre a perpetuação da descendecia de Davi ao trono?
Marcio Motta diz
Elias existem muitas outras promessas incondicionais de Deus na Bíblia, como por exemplo a promessa que Ele fez a Abraão e Sara de lhes dar um filho.
Fabiola Dutra diz
Eu não vejo essa promessa como incondicional, pois após Abraão ter um filho com Agar, Deus chama ele no Cap. 17 de Gênesis e diz ” Abraão anda na minha presença e sê perfeito” ou seja, Deus exigiu que ele obedecesse, e ainda no capítulo 17 vemos que Deus faz uma nova aliança com ele e Sara mudando seus nomes, e depois disso Abraão não desobedeceu mais, por isso que a promessa se cumpriu. Ela também foi condicionada a Abraão andar na presença de Deus e ser perfeito!
Marcio Motta diz
Fabiola grato pelo seu comentário e por compartilhar conosco a sua opinião.
Silvino Sodré diz
Gostei do comentário tirei as dúvidas que tinha obrigado Por:Marcio Motta
Marcio Motta diz
Silvino fico feliz que os nossos textos tenham edificado a sua vida.
Renata Farias diz
Mas até mesmo a promessa da salvação é condicionada,pois temos que aceitar a Jesus como único e suficiente salvador e ser fiel aos seus mandamentos até o fim
Marcio Motta diz
Renata obrigado pelo seu comentário em nosso site.
Josimar diz
É verdade.
Marcio Motta diz
Josimar agradeço a sua participação em nosso site.
SANDRA diz
CONCORDO RENATA… ÓTIMO TEMA ESSE DEUS ABENÇOE!
Marcio Motta diz
Sandra obrigado pelo seu comentário.
hugo diz
benção incondicionais é a salvação que ele prometeu a todos os seus filhos já que ele não precisa de nossa ajuda para nos salvar e tudo dependem de sua misericórdia,certo?
já as promessa condicionais são aqueles que dependem de uma atitude nossa no momento adequado,certo?
Marcio Motta diz
Isto mesmo Hugo. Obrigado pelo seu comentário.
Jorge diz
Muito bom… Deus me deu uma palavra nesse tema ” Promessas incondicionais e condicionais””
Palavra Fiel diz
Obrigado Jorge pelo seu comentário.
Paulo diz
O artigo foi bom, só achei que seria bom explicar um pouco melhor sobre as promessas incondicionais, mas deu para ler e compreender!
Marcio Motta diz
Prezado Paulo obrigado pelo seu comentário.