1 Samuel 15. 13 – 15
Quando Samuel o encontrou, Saul disse: “O Senhor o abençoe! Segui as instruções do Senhor”. Samuel, porém, perguntou: “Então que balido de ovelhas é esse que ouço com meus próprios ouvidos? Que mugido de bois é esse que estou ouvindo? ” Respondeu Saul: “Os soldados os trouxeram dos amalequitas; eles pouparam o melhor das ovelhas e dos bois para o sacrificarem ao Senhor seu Deus, mas destruímos totalmente o restante”.
Diz a Palavra de Deus que Samuel encontrou Saul, após a guerra contra os amalequitas, que lhe disse que tinha obedecido às ordens do Senhor. Então Samuel lhe perguntou por que motivo estava ouvindo o gado mugir e berro das ovelhas.
A resposta foi que os soldados os tinham tomado do inimigo, tinham pegado o que havia de melhor com a finalidade de oferecer em sacrifício ao Senhor e tinham destruído todo o resto.
Então Samuel lembrou de que Deus o tinha ungido como rei do povo de Israel, o enviou para guerrear contra aquele povo e tinha ordenado que ele destruísse completamente tudo o que eles tinham, que não tivesse nenhuma piedade, ou seja, que matasse todos os homens e mulheres, que não ficasse pedra sobre pedra.
Saul voltou a afirmar que tinha obedecido a Deus, que tinha saído como Ele tinha ordenado e que tinha trazido o rei Agague, porém o seus soldados não tinham destruído o melhor gado, a fim de trazê-lo com o oferta de sacrifício a Deus.
Com vistas a contextualizar o que acontecia, o povo amalequita era formado por guerreiros muito cruéis, atacavam tudo o que se encontrava à sua volta, tomando das nações vizinhas suas riquezas e famílias, era extremamente idólatra, invadia constantemente os campos de Canaã e Deus entendia que a única forma de proteger o povo de Israel era a destruição total daquele inimigo feroz, que não tinha nenhuma chance de mudar, por isso foi dada a ordem a Saul de destruí-lo por completo.
O texto nos mostra uma clara desobediência de Saul às ordens do Senhor, inclusive já ouvimos diversas reflexões tendo como tema esse texto e abordando esse ponto.
Entretanto, gostaríamos de olhá-lo sob outra perspectiva, que seria o da insistência de Saul em dizer a Samuel que não tinha desobedecido nenhuma ordem, pelo contrário, tinha cumprido o determinado e, além disso, trazido o de melhor para ofertar ao Senhor.
O que aconteceu com Saul foi que ele sabia, com toda a certeza, quais eram as suas ordens, ele não tinha a menor dúvida disso, porém, a partir de um determinado momento, ele começou a acreditar que o que estava fazendo não estava errado, não tinha nenhuma importância, ou seja, ele inverteu os valores, e começou a acreditar que o que estava fazendo estava certo e que Deus ficaria muito feliz com o aquilo que ele tinha resolvido.
Saul perdeu completamente o foco da sua missão, esqueceu por completo a importância daquilo que lhe tinha sido determinado para fazer e começou a crer em algo completamente fora do contexto daquele momento. Deus o tinha ungido rei do povo de Israel e lhe tinha determinado que destruísse aquela gente ruim.
O que gostaríamos de chamar a atenção é para o fato de que o acontecido com Saul deve nos servir de alerta para o nosso comportamento em nosso cotidiano.
Muitas e muitas vezes nos enganamos, como aconteceu com Saul, e vamos invertendo determinados valores, e pior, por vezes as coisas chegam tão longe que, a partir de um determinado momento, começamos a ter certeza de que aquilo que está completamente equivocado passou a ser o certo.
O grande problema de posicionamentos como esse é que as coisas erradas não se perpetuam, num determinado momento a realidade vai se aflorar e as consequências virão, no caso de Saul elas foram desastrosas para ele, pois Deus tirou de suas mãos o Reino de Israel.
Sendo assim, não podemos viver nos enganando ao inverter determinados valores, pois corremos o sério risco de cairmos em descrédito frente às pessoas que nos cercam.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Elvis Filho diz
É verdade !
Glória a Deus.
Marcio Motta diz
Amém Elvis.
Dalva diz
Verdade,de Deus não se zomba tudo que homem semear também colherá
Marcio Motta diz
Dalva obrigado pelo seu comentário.
Mario Sergio Dias Correia diz
Sou grato a Deus em ter aprendido, mas uma passagem biblica da historia de Rey davi
Marcio Motta diz
Mario fico feliz que o texto tenha edificado a sua vida.
Flávio diz
Muito esta palavra que Deus abençoe e continua te usando para glória de Deus.
Marcio Motta diz
Mário fico feliz que o texto tenha edificado a sua vida.
Rute diz
Paz irmão. Amo suas postagens, aprendo muito com elas. Deus continue te abençoando
Marcio Motta diz
Rute fico feliz que os nossos textos estejam edificando a sua vida.