Você dirá: “Como odiei a disciplina! Como o meu coração rejeitou a repreensão! Não ouvi os meus mestres nem escutei os que me ensinavam. Cheguei à beira da ruína completa, à vista de toda a comunidade”. (Provérbios: 5. 12-14)
Esse versos tratam da lamentação de uma determinada pessoa que diz estar com raiva por não ter aceito os conselhos que lhe foram dados.
Isto é, pelo fato de nunca ter estado aberta à repreensão, por nunca ter ouvido os seu mestres, por jamais lhes ter dado atenção e, por conta disso tudo, quase ter caído em desgraça frente a todos.
Leia também: A sabedoria de se aceitar uma crítica
Existe um ditado popular que diz que se conselho fosse bom não se dava, se vendia.
É claro que é essa é uma frase infeliz de um autor desconhecido, já que o conselho e a repreensão fazem parte da formação do homem e que bom seria se todos estivessem abertos para isso.
O grande problema é que, infelizmente, a grande maioria das pessoas não está, preferindo conduzir as suas vidas dentro dos seus próprios conselhos e decisões e quase sempre acabam se dando mal, como consta nos versículos tema desse artigo.
Você também pode ler: Os nossos erros e as nossas desculpas
Então, se é bom para o crescimento do ser humano, porque a grande maioria das pessoas não entende isso e prefere não seguir o conselho?
Porque, geralmente, o conselho confronta um determinado tipo de comportamento que já colocamos em prática e não queremos modificá-lo
Isto é, já chegamos à conclusão que devemos agir assim e não queremos ouvir nada em contrário ou, ainda, se trata de algo que desejamos fazer e qualquer sugestão em sentido contrário, nós repelimos de pronto.
A notícia ruim é que ao rejeitarmos o conselho ou a repreensão nós estamos jogando por terra uma visão diferente, ou a opinião de uma pessoa mais experiente, ou uma forma mais sensata de ver as coisas.
Enfim, estamos agindo, muita vezes, por impulso e sem a percepção de todas as variáveis e isso tem tudo para acabar em desgraça.
Considere ler também: Eu sou assim e pronto!
Escrevemos, dias atrás, um artigo cujo título é: “A Palavra de Deus é para ser lida e vivida” e Nela está muito claro que rejeitarmos o conselho não é uma boa decisão e para comprovar isso relacionamos alguns versículos que tratam do tema:
“Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros” (Provérbios: 15.22);
“Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio” (Provérbios: 19.20);
“O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos” (Provérbios: 12.15)
Leia também: Permanecer com Deus ou buscar os seus próprios caminhos
Sendo assim, tendo em vista os versículos que listamos, e levando-se em conta que a Palavra de Deus nunca se engana, exortamos a você, que está lendo esse artigo, a nunca desprezar o conselho ou a repreensão, a sempre avaliar cuidadosamente cada um deles, a não se fechar em um determinado ponto de vista e não dar a oportunidade para outras visões do assunto e, principalmente, nunca deixar de se aconselhar com Deus, mesmo em determinadas situações que você ache menos importante.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Ana Cláudia dos Santos diz
E a unção, que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira e não é mentira, como ela vos ensinou, assim Nele permanecereis 👌🤺🤷🤫I João 2:27
Marcio Motta diz
Ana obrigado pelo seu comentário.
BARBARA APARECIDA MARTINS diz
Quão grande e MARAVILHOSO É O NOSSO DEUS 🙏
Marcio Motta diz
Amém Bárbara.
Gilberto Oliveira de Araújo diz
Gostei. Excelentes ensinamentos. Agradecido.
Marcio Motta diz
Gilberto fico feliz que tenha gostado.