Marcos: 9.33 – 34
Mas eles guardaram silêncio, porque no caminho haviam discutido sobre quem era o maior. Assentando-se, Jesus chamou os Doze e disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos”.
Soberba é um sentimento que afeta os nossos valores.
Isto acontece porque as pessoas que são assim acabam se sentindo superiores as demais e, por conseguinte, acabam tomando atitudes e decisões sob esta suposição, o que leva a resultados desastrosos, tanto para os orgulhosos quanto para os outros.
Já escrevemos alguns artigos sobre esse tema, mas, em nosso dia a dia, continuamos vendo acontecer diversos incidentes que tem como motivo principal esse sentimento que Deus abomina.
“Outra ótima leitura para você seria: Decisões que provocam consequências sem volta”.
Nos versículos tema de nosso texto vemos que os discípulos estavam envolvidos em uma discussão que tinha como pano de fundo o sucesso pessoal e ficaram envergonhados quando foram perguntados, por Jesus, sobre o que estavam conversando.
E é sobre isso que gostaríamos de refletir nesse artigo, como os nossos valores podem ser totalmente distorcidos por conta da soberba.
Não é nenhum pecado nos esforçamos para conquistar bens materiais, alcançarmos posições profissionais melhores ou querermos prosperar na vida.
Pelo contrário, é extremamente salutar esse tipo de atitude, porém o perigo está quando começamos a supervalorizar isso, ou seja, quando os motivos levados em consideração para se conseguir estas coisas saem do padrão da normalidade e passam a nos afastar dos valores básicos que qualquer pessoa precisa ter.
“Sugerimos que você leia também: Não se torne vítima da religiosidade”.
E é importante frisarmos, que isto acontece quando a soberba passa a nos dominar e passamos a guiar o nosso destino tendo como aspiração principal o sucesso pessoal.
Isto é, não nos interessa mais conseguir somente os bens materiais é necessário que os todos à nossa volta reconheçam o nosso progresso, a nossa prosperidade e o nosso poder.
“Você também poder ler: Continuar errando certamente nos levará a um desastre”.
Outra coisa muito importante, é a mudança de comportamento de algumas pessoas quando o sucesso é alcançado, passam a sentir melhores que os outros, ficam cheias de si, acham que tudo podem e se sentem muito poderosas.
“Não deixe de ler: Deus não aceita suborno”.
A notícia ruim para quem trás dentro do seu coração esse sentimento, é que Jesus disse, nessa conversa, que aquele que quiser ser primeiro será o último e o servo de todos, ou seja, não que tentar ser o melhor seja ruim, muito pelo contrário, o problema são as motivações que estão por trás desse desejo.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Alexandre Paiva diz
Essa mensagem nos trás grandes reflexões sobre a nossa vida.
Obrigado pela mensagem
Marcio Motta diz
Alexandre eu é que agradeço a sua audiência e participação em nosso site.
Lucinalva diz
Esse assunto é uma das coisa que deveremos esta analizando sempre para não fazermos besteras,foi muito edificante esta palavra.
Marcio Motta diz
Prezada Lucinalva, agradecemos o seu comentário e ficamos felizes por ter gostado.