Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal. (Provérbios: 3.7)
Existe a tendência de o homem achar que todas as suas conquistas são resultados dos seus próprios esforços e jamais que houve uma intervenção de Deus em sua vida, dando-lhes as condições necessárias de alcançar o sucesso.
Ele não consegue entender que ter chegado aonde chegou, foi devido ao fato de Deus ter-lhe proporcionado esta possibilidade, cercando-o das variáveis necessárias para que ele conseguisse levar a bom termo o seu projeto.
É lógico que ele tem de fazer a sua parte dando a sua contribuição para que tudo corra bem através do esforço, da perseverança, da capacitação.
Ou seja, fazer tudo o que estiver ao seu alcance para que o resultado esperado por ele e por quem está envolvido no processo seja o melhor possível.
Porém, o que ele esquece é que sempre existe um conjunto de fatores que fogem completamente ao seu controle e que, também, precisam andar bem e lado a lado com aquilo que lhe cabe, para que todo o planejamento tenha um final feliz e é aí que Deus entra ,dando o respaldo e a proteção necessários para que o plano do homem seja bem sucedido.
Você que está lendo esse artigo deve estar se perguntando onde estamos querendo chegar?
Estamos querendo ressaltar que o homem pode se achar maravilhoso, que não depende de ninguém somente dele próprio, que tudo o que consegue é fruto somente de seu esforço e que assim será durante toda a sua vida.
Entretanto, aquele que pensa dessa forma está completamente equivocado, não faz a menor ideia de quantos livramentos Deus já lhe deu.
O que ele esquece é que somente consegue ver o que acontece nesse mundo, ou seja, ele não tem a menor ideia da luta que se trava no mundo espiritual, onde somente Deus pode lhe dar a proteção necessária contra as forças que querem tragar a sua vida e não permitir que ele chegue a qualquer vitória.
E mais, caso tudo fique somente por sua conta e risco, será presa fácil das forças do mal que lhe roubarão muito mais do que o projeto que tem em mente.
Ou seja, o homem achar que pode caminhar sozinho nesse mundo perverso é de uma ingenuidade sem tamanho, porém, infelizmente, muita gente boa acha que pode e que não precisa de Deus, que consegue tudo mediante seu esforço, não conseguindo perceber a sua fragilidade.
Por isso Deus nos dá um alerta muito sério em Tiago 4. 13 – 16 quando diz:
“Ouçam agora, vocês que dizem: Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro.
Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa.
Ao invés disso, deveriam dizer: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo.
Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna”.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
elisangela da silva ferreira diz
lindo
gabriela diz
Glória a Deus . Devemos ser sempre humildes e obedientes á Palavra.
Mensagem inspiradora.
Marcio Motta diz
Gabriela fico feliz que tenha gostado. Obrigado pelo seu comentário.