Façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo eu me orgulharei de não ter corrido nem me esforçado inutilmente. (Filipenses: 2. 14 – 16)
Os versos estão nos dizendo para fazermos tudo sem murmurações e sem brigas, para que não tenhamos nenhuma falha e venhamos a viver sem culpa neste mundo totalmente corrompido e que não quer saber de Deus. Que devemos ser exemplos em nossa forma de viver.
Nessa carta aos Filipenses, Paulo procura agradecer aos irmãos por tê-lo ajudado quando foi preciso, disse que apesar de sua prisão se encontrava alegre e, principalmente, os aconselha a ter um comportamento de união e humildade, chamando a atenção de todos para potenciais problemas que poderiam surgir.
Nos versículos que servem de tema para esse artigos são abordados alguns pontos muito interessantes, tais como: murmuração, brigas, corrupção, ser exemplo.
E o que é ser um exemplo? Ser exemplo é se comportar de tal maneira que essa forma de viver acaba virando um modelo.
E é disso que gostaríamos de focar nesse artigo. O comportamento que acaba virando um referencial.
Vivemos um tempo onde as questões éticas não têm sido levadas tão a sério quanto deveriam e o pior é que as atitudes fora dos padrões corretos estão tão disseminadas, que estão se tornando “o modelo”, em detrimento daquilo que seria o certo e que deveria predominar.
E sobre isso que a Palavra nos chama a atenção quando diz: “… para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual vocês brilham como estrelas no universo, retendo firmemente a palavra da vida…”.
É isso que Deus espera das pessoas. Que venham a ter um comportamento irrepreensível, mesmo estando vivendo um tempo onde os valores morais e éticos não estão sendo levados a sério o quanto deveriam e, no meio de todo esse lamaçal, que possam ser ponto de referência positiva e aqueles que olharem possam fazer uma diferença clara entre o joio e o trigo.
E é muito importante frisar que essa responsabilidade, que é imposta, de forma alguma será retirada em tempo algum, pois precisa haver o modelo, o referencial para que as pessoas possam ver a diferença clara entre o bem o mal, o bom e o ruim, o honesto e desonesto.
O que precisamos discernir é onde estamos nesse processo, se estamos sendo um referencial positivo ou não, se estamos resplandecendo em meio à escuridão, se estamos sendo um exemplo positivo, se as nossas atitudes estão nos levando a ser uma estrela que brilha em meio a esse mundo totalmente corrompido.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os artigos do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Edineuza diz
Tenho aprendido muito da parte de Deus com suas palavras, Que Deus continue lhe abençoando.
Marcio Motta diz
Edineuza fico feliz que os nossos texto estejam abençoando a sua vida.
Josiléia diz
Glória Deus!
É muito bom
Essa mensagem
Eu estava precisando
Marcio Motta diz
Josiléia fico feliz que o texto tenha edificado a sua vida.
Antônio José diz
Muito bom de grande valia.
Marcio Motta diz
Antônio fico feliz que tenha gostado.