Gênesis – 16.2 – disse Sarai a Abrão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz filhos; toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meio dela. E Abrão anuiu ao conselho de Sarai.
Esperar é uma coisa muito difícil para determinadas pessoas. Sarai não conseguia gerar filhos e isto a incomodava sobremaneira. A espera se tornou tão longa, quanto insuportável, sendo assim ela tomou a decisão de dar um filho a seu marido, Abrão, através de outra mulher, sua serva Agar.
É bom salientar que esta decisão não foi absurda, uma vez que esta prática fazia parte do cotidiano do povo daquela época, ou seja, a cultura daquele povo entendia isto com um processo normal. Sendo assim, podemos dizer que esta decisão não teve nada de ofensiva, pelo contrário, estava totalmente dentro dos padrões, ou seja, Abrão tomaria a sua serva, ela geraria uma criança, que seria considerada filho de Sarai.
“Sugerimos que você leia: É difícil para o ser humano deixar os velhos hábitos”.
Entretanto, este acontecimento, a primeira vista, sem nenhuma consequência maior, no futuro mostrou-se de forma diferente. Diversos conflitos foram gerados a partir deste episódio, o que deve ter deixado Sarai muito arrependida.
“Você não pode deixar de ler: O perigo de trocarmos a alegria duradoura pela satisfação imediata”.
O que gostaríamos de focar é a situação de Agar. Serva de Sarai, ela não teve opção. A decisão de ela gerar uma criança foi tomada por outra pessoa, sua senhora, ou seja, devido a sua condição ela não teve nenhuma ingerência neste acontecimento. Foi-lhe dito para se deitar com Abrão, e ela teve de fazê-lo. Após o nascimento do filho, gerado por ela por nove meses, ela deveria entregá-lo à sua senhora, ou seja, a criança que durante o tempo da gravidez passou a ser parte do seu dia a dia, ser-lhe-ia tomada, podemos colocar assim.
Então, é mais do que evidente que os sentimentos de Agar, para com Sarai, não deveriam ser os melhores, já que tudo o que estava acontecendo com ela, provinha da decisão de outra pessoa, que só pensou nela, nunca levou Agar em consideração.
“Leia também: É difícil continuar confiando quando nada acontece”.
Estes sentimentos ruins de Agar, para com Sarai, a levou a tomar algumas atitudes que irritaram sua senhora tremendamente. A gravidez tornou Agar presunçosa, prepotente, orgulhosa, menosprezando a Sarai que se irritava profundamente com isto.
O tempo passou e Deus cumpriu a sua promessa e deu um filho a Sarai, cujo nome era Isaque.
O nascimento de Isaque foi um golpe muito grande para Agar e seu filho Ismael, pois ele estava deixando, a partir daquele momento, de ser o herdeiro da família.
“Você não pode deixar de ler: Sintomas de uma doença grave e fatal chamada orgulho”.
Muito embora o costume da época determinasse que, a esposa substituta e seu filho, devessem ser amparados pelo pai, Sarai convenceu a Abrão a expulsar Agar e Ismael de sua casa, o que foi feito.
O que estamos vendo, neste texto, são erros cometidos por três pessoas diferentes, provenientes do mesmo episódio.
Sarai não teve a paciência de esperar e resolveu agir por conta própria, deflagrando um processo de entregar a sua serva a seu marido, não se importando com os sentimentos de Agar. Será que não passou pela cabeça dela que sua serva se apegaria a criança? Será que ela não imaginou que isto poderia trazer conseqüências outras para o relacionamento dentro daquela casa?
“Seria bom ler: O poder das palavras”.
É evidente que não. Sarai só pensou nela. Agiu de maneira egoísta, pouco se importando com as conseqüências do que aconteceria.
Já Abrão cometeu, também, seus erros. Concordou com todo o plano e quando as coisas se complicaram, ele se omitiu, não procurando ajudar na resolução das questões.
Já Agar, que podemos colocar como vítima em todo este processo, não deixou de cometer seus equívocos. Vendo que Sarai era incapaz de gerar uma criança, aproveitou-se da situação e começou a agir de forma a afrontar a sua senhora. É lógico que você que está lendo este texto, deve estar pensando que ela foi violentada em seus princípios, não foi consultada em nada nesta história, porém não podemos esquecer que um erro não justifica o outro.
“Sugerimos: Algumas pessoas parecem ter medo de se posicionar”.
Vemos aqui, mais uma vez, o quão o Senhor é bondoso. Apesar de toda esta grande confusão. Sarai e Abrão, ainda sim, foram abençoados com um filho chamado Isaque, ou seja, aos cem e noventa anos, respectivamente, eles conseguiram gerar uma criança, promessa feita por Deus e cumprida.
Agar teve o seu problema, também, resolvido. Por duas vezes ela saiu da casa, a primeira, quando afligida por Sarai, fugiu e quando estava a caminho da sua terra, o Egito, um Anjo do Senhor lhe apareceu ordenando que ela voltasse para sua senhora, já que Deus tinha ouvido a sua oração de desespero, reparado em sua situação de aflição, e lhe prometeu uma descendência numerosa.
A segunda foi quando Sarai exigiu a expulsão de Agar e Ismael e Abraão acudiu a solicitação, seguindo orientação do Senhor, mediante a promessa de que Ele cuidaria de Agar e seu filho, o que aconteceu, ou seja muito embora o filho da promessa fosse Isaque, Deus não desamparou Ismael.
“Leia: Quando o assunto é dinheiro”.
Nada é por demais complicado para Deus. Ele está sempre disposto a nos ajudar. O que precisamos entender é que na medida que começamos a tomar decisões sem consultá-lo, a Sua revelia, levando em consideração apenas o nosso entendimento, com certeza, não vamos nos sair bem. A nossa ansiedade, o não saber esperar o tempo certo, a fuga as nossas responsabilidades, sentimentos de orgulho e prepotência, tudo isto é fruto de não estarmos focados no Senhor, de não estarmos vivendo segundo os Seus preceitos.
Os homens complicam as coisas mais simples e depois que se embaralham em suas próprias confusões e decisões, Deus precisa entrar e acertar tudo. Sendo que, se não O colocássemos em segundo plano, deixássemos que Ele, verdadeiramente, participasse de todos os momentos de nossas vidas, das coisas mais simples, àquelas que entendemos mais importantes, viveríamos de uma forma muito mais tranqüila e muito melhor. O que precisamos aprender é abrir o nosso coração e permitir que Ele nos ajude, entendendo que as coisas acontecerão, sim, dentro do seu devido tempo e segundo à Sua vontade.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
SHEILA diz
sheila que deus te abençõe e te faça prosperar com multido~es de palavras sábias pois todo este seu ver me ajudou muito no que eu precisava a paz do SENHOR JESUS.
SHEILA
SHEILA diz
sheila que deus te abençõe e te faça prosperar com multido~es de palavras sábias pois todo este seu ver me ajudou muito no que eu precisava a paz do SENHOR JESUS.
SHEILA
Nicholle Jovanovic diz
Wanted to drop a comment and let you know your Feed is not functioning today. I tried including it to my Yahoo reader account and got nothing.
Nicholle Jovanovic diz
Wanted to drop a comment and let you know your Feed is not functioning today. I tried including it to my Yahoo reader account and got nothing.
Ned Renzoni diz
I blog often and I truly appreciate your information. This great article has truly peaked my interest. I will book mark your site and keep checking for new information about once per week. I subscribed to your RSS feed too.
Ned Renzoni diz
I blog often and I truly appreciate your information. This great article has truly peaked my interest. I will book mark your site and keep checking for new information about once per week. I subscribed to your RSS feed too.
Ty Fivecoat diz
I don’t even know how I ended up here, but I thought this post was good. I don’t know who you are but certainly you’re going to a famous blogger if you aren’t already 😉 Cheers!
Ty Fivecoat diz
I don’t even know how I ended up here, but I thought this post was good. I don’t know who you are but certainly you’re going to a famous blogger if you aren’t already 😉 Cheers!