E Jesus lhes dizia: Não há profeta sem honra senão na sua pátria, entre os seus parentes, e na sua casa. E não podia fazer ali obras maravilhosas; somente curou alguns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. (Marcos: 6:4-5 )
Diz a Palavra de Deus que Jesus chegou a sua terra natal, juntamente com o seus discípulos, num sábado e começou a ensinar na sinagoga e o povo estava admirado com a Sua sabedoria, se perguntando de onde vinham aqueles ensinamentos, quem poderia deter tamanho conhecimento e quem poderia fazer tantos milagres.
De repente, essa mesma gente o reconheceu e começou a indagar se não era Ele o filho do carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas, de Simão, além do fato de se encontrarem naquele lugar as suas irmãs e, por conta disso, ficaram desiludidos com Ele.
“Sugerimos que você leia também: As promessas do Senhor”.
Então Jesus disse: “Um profeta é respeitado em toda a parte, exceto na sua terra, entre os seus parentes e na sua própria casa”.
Gostaríamos de chamar a atenção para o fato de que povo estava maravilhado com Jesus, com Sua sabedoria, com Seu conhecimento e com o Seu poder.
Entretanto, a partir do momento que aquelas pessoas viram que se tratava de uma pessoa que eles conheciam, parece que tudo aquilo que os estavam deixando maravilhados deixou de existir, caiu por terra e, por conta disso, ficaram decepcionados.
Infelizmente, é assim mesmo que acontece, temos uma enorme dificuldade de valorizar as pessoas a quem conhecemos, ou que convivem conosco, ou que estão do nosso lado.
Em contrapartida, temos grande facilidade de conceder honra a quem não conhecemos, a quem não vive o dia a dia conosco ou a uma pessoa estranha.
Diz as Escrituras que aquela gente deixou de vivenciar os grandes milagres que poderiam ser feitos naquele lugar, pois aquele comportamento por parte deles impediu que eles acontecessem e somente alguns poucos enfermos foram curados.
“Uma boa leitura para você seria: Vale à pena ser uma pessoa generosa”.
A grande verdade é que aquelas pessoas eram preconceituosas e não conseguiam ver quem era Jesus, somente enxergavam o carpinteiro.
Sentiam-se ofendidas com o fato de as outras pessoas O seguirem, apesar de num primeiro momento terem ficado impactadas com as Suas palavras.
O preconceito e a inveja falaram mais alto.
“Não deixe de ler: Fugindo do pecado”.
Jesus poderia ter feito uma quantidade de milagres muito maior naquele lugar, mas tomou a decisão de não fazê-los em virtude da incredulidade daquelas pessoas, que não conseguiram separar o carpinteiro do enviado por Deus.
Por conta disso, Jesus partiu para outro lugar à procura de pessoas que tivessem um comportamento diferente e se rendessem às evidências dos milagres que eram operados por Ele.
Esta passagem tem um grande ensinamento para todos nós, que, muitas vezes, temos ao nosso lado pessoas que poderiam mudar as nossas vidas, com um conselho, uma palavra, uma admoestação ou ensinamento.
Mas, infelizmente, a grande maioria de nós age como aquela gente, não conseguindo crer nessa possibilidade e, no final, os únicos perdedores somos nós, que deixamos passar essas oportunidades, como aquele povo que deixou de presenciar muitos milagres que poderiam ter acontecido.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Adriana diz
Um ensinamento e tanto, palavra edificante parabéns, Glória a Deus 🙌
Marcio Motta diz
Adriana obrigado pelo seu comentário.
Cecília diz
Confortou minha alma, obrigada.
Marcio Motta diz
Cecília fico feliz que o texto tenha edificado a sua vida.
Reinaldo de Jesus Pimenta diz
Boa foi essa palavra…fui atrás do título, E graças a Deus, encontrei o motivo porque somos diferenciado perante ao nosso,a nossa, mas próximo…e REALMENTE pra alcançar honra perante estes é meio complicado…o Próprio SENHOR JESUS CRISTO, também presenciou essa situacao…mas FELIZ É A NAÇÃO CUJO O DEUS É O SENHOR.
Marcio Motta diz
Amém Reinaldo.
Jheni diz
Muito obrigada chorando leio essa palavra como acalentou meu coração
Marcio Motta diz
Jheni fico feliz que o texto tenha edificado a sua vida.
Jane diz
Parabéns por esta mensagem tão esclarecedora! Foi muito oportuna para mim neste dia, pois, me veio ao coração esta passagem, como conclusão de muitas situações que tenho vivenciado mais do que nunca ultimamente! Deus é Fiel e guia-nos sempre… Obrigada, Jane.
Marcio Motta diz
Jane fico feliz que o texto tenha edificado a sua vida.
Liu Cruz diz
Nós vivemos isso, de q os de casa não tem valor, e Deus deixou seu filho como exemplo para nos ensinar o q devemos fazer diante de uma situação dessa😉
Gostei muito da mensagem 🙌
Marcio Motta diz
Liu fico feliz que tenha gostado.
Nazaré Fernandes diz
Respeitar e dar valor à quem está ao nosso redor, são estes que podem nos ajudar há qualquer instante de nossas vidas. Assim, deve ser com Deus e Nosso Senhor Jesus Cristo, sempre abertos em nossos corações.
Marcio Motta diz
Nazaré obrigado pelo seu comentário.
Marcus diz
Palavra abençoada , me confortou , pois isso acontece muito em nosso meio , nas igrejas , pois somos desprezados simplesmente por nos conhecerem , e dão mais valor a um profeta de fora , Jesus viveu isso , para nos deixar o exemplo . palavra maravilhosa !!!! parabéns !!!
Marcio Motta diz
Marcus é verdade. Porém precisamos ter a sabedoria de entender essas coisas.
iolanda silva de almeida diz
ola querido irmão estava em minha devocional nesta semana justamente neste texto e orava pedindo a Deus que pra entender o porque de sermos rejeitados em nosso meio.. hoje abri o mail e pude entendr melhor aPalavra de Jesus e seu sofrimento por causa deste sentimento mesquinho no coração de muitos. Deus abençõe sua e lutemos pra que as pessoas percebam e mudem….abraços mis. Iolanda.
Marcio Motta diz
Iolanda muito obrigado pelo seu comentário.
severino jose de melo neto diz
eu creio e acima de tudo quer ele que e a salvao quarto eu peso a ele ajuda e ele me so
Marcio Motta diz
Severino muito obrigado pelo seu comentário