Andemos honestamente, como que age à lua do dia, não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.
(Romanos: 13.13)
Quando referente ao relacionamento entre as pessoas, podemos dizer que o ciúme é diretamente proporcional à falta de confiança.
É lógico que a sua origem pode, também, se dar pela insegurança existente em um determinado relacionamento.
“Leia também: A palavra falada”.
Porém, o ciúme, não se dá somente nos relacionamentos, ele está presente, também, nos objetos, nos pertences pessoais, em diversas situações.
Existem pessoas que são apegadas a determinados objetos, um carro por exemplo, e sentem ciúme por eles.
“Não deixe de ler: A causa, a atitude e a consequência”.
Porém, independentemente, de onde esteja, é um sentimento que não agrada a Deus e tem tudo a ver com a inveja, podemos afirmar que são sinônimos.
Com vistas a refletirmos sobre o tema, relacionamos alguns versículos sobre o ciúme.
Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções, inveja, embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. (Gálatas: 5.19-21)
Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual, nem de qualquer espécie de impureza, nem de cobiça, pois estas coisas não são próprias para os santos. (Efésios: 5.3)
“Boa leitura: Versículos bíblicos para casamento”.
Porque ainda são carnais. Porque visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? Pois quando alguém diz: “Eu sou de Paulo”, e outro: “Eu sou de Apolo”, não estão sendo mundanos? Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um. (1 Coríntios 3.3-5)
Os patriarcas, tendo inveja de José, venderam-no como escravo para o Egito. Mas Deus estava com ele (Atos: 7.9)
O rancor é cruel e a fúria é destrutiva, mas quem consegue suportar a inveja? (Provérbios: 27.4)
Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram, por pouco não escorreguei. Pois tive inveja dos arrogantes, quando vi a prosperidade desses ímpios. (Salmos: 73.2-3)
“Outra boa leitura: A inveja pode destruir uma pessoa”.
No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra do Senhor. Quando os judeus viram a multidão, ficaram cheios de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo estava dizendo. (Atos: 13.44-45)
Porque os ciúmes enfurecerão o marido, de maneira nenhuma perdoará no dia da vingança. (Provérbios: 6.34)
Não se aborreça por causa dos homens maus e não tenha inveja dos perversos, pois como o capim logo secarão, como a relva verde logo murcharão. Confie no Senhor e faça o bem, assim você habitará na terra e desfrutará segurança. (Salmos: 37.1-3)
Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou. (Gênesis: 4.3-5)
“Leia também: Ouvir pode mudar a sua vida”.
Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de “sabedoria” não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca. (Tiago: 3.14-15)
Coloque-me como um selo sobre o seu coração, como um selo sobre o seu braço, pois o amor é tão forte quanto a morte e o ciúme é tão inflexível quanto a sepultura. Suas brasas são fogo ardente, são labaredas do Senhor. (Cânticos: 8.6
Então, certo jovem correu e contou a Moisés: “Eldade e Medade estão profetizando no acampamento”. Josué, filho de Num, que desde jovem era auxiliar de Moisés, interferiu e disse: “Moisés, meu senhor, proíba-os”! Mas Moisés respondeu: “Você está com ciúmes por mim? Quem dera todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor pusesse o seu Espírito sobre eles! ” (Números: 11.27-29
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Humberto florencio dahoraomuito diz
Boa tarde,estou me cadastrando ,para fazer parte dos estudos biblico amém
Marcio Motta diz
Amém Humberto. Seja bem-vindo.
Humberto florencio dahoraomuito diz
Apazzz,muito bom tenlho a prendido muito pode me envia os textos biblicos
Marcio Motta diz
Amém Humberto.