Lucas 22. 31 – 34
Simão, Simão, eis que Satanás vos reclamou para vos peneirar como trigo! Eu, porém, roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres, fortalece os teus irmãos. Ele, porém, respondeu: Senhor, estou pronto para ir contigo, tanto para a prisão como para a morte. Mas Jesus lhe disse: Afirmo-te, Pedro, que hoje, três vezes negarás que me conheces, antes que o galo cante.
Para poder entender um pouco mais sobre este texto, precisamos contextualizá-lo. Era o dia da Páscoa e Jesus deu a Pedro e a João a ordem de preparar o jantar para eles.
Eles deveriam procurar um homem carregando um pote de água, na entrada da cidade, que os levaria à sua casa e, lá chegando, perguntariam pela sala onde Jesus e seus discípulos iriam comer o jantar da Páscoa, e eles assim fizeram.
Na hora do jantar Jesus sentou-se à mesa com seus apóstolos e lhes fez saber que tinha desejado muito fazer aquela refeição com eles, antes de chegada a hora de Seu sofrimento, e afirmou que Ele nunca mais comeria aquele jantar até que chegasse o jantar verdadeiro do Reino de Deus.
Após o jantar, Ele diz que existe um traidor sentado ali, junto deles, e diz que o Filho do Homem iria morrer de forma que Deus tinha resolvido, mas coitado daquele que o estava traindo.
Isto suscitou uma discussão, entre os apóstolos, de quem poderia ser o traidor e uma outra a respeito de qual deles seria o mais importante.
Neste momento, Jesus, então, diz que entre eles não pode haver aquele tipo de discussão, pelo contrário, o mais e o menos importante não devia fazer parte da preocupação de cada um.
Leia também: Deus criou o homem à Sua imagem
Então chegamos aos versículos acima, onde Jesus dá um aviso à Pedro, dizendo que Satanás os colocará à prova. Que eles passarão pela peneira, como o lavrador peneira o trigo, e completa, que tem orado por ele, Simão, para que não lhe falte fé.
Então, Pedro diz para Jesus que estaria pronto para morrer por Ele, porém Jesus lhe diz que, naquele dia, Pedro diria três vezes que não O conhecia.
Nós conhecemos a história e, realmente, Pedro negou Jesus por três vezes, e quando Jesus, preso, virou-se e olhou firme para ele, Pedro lembrou-se daquilo que Jesus lhe tinha dito, então ele saiu daquele local e chorou copiosamente.
Entretanto, nós queríamos chamar a atenção de quem está lendo este texto para o contido nos versículos acima, na parte que diz: “…Eu, porém, roguei por ti, para que tua fé não desfaleça; tu, pois, quando te converteres…”.
Jesus está dizendo a Pedro que “quando ele se converter”, e pergunta que fica no ar é a seguinte: Depois de andar com Jesus, por três anos, ter visto curas, maravilhas, ter sido testemunha ocular do Ministério do Mestre, Pedro ainda não estava convertido? Então Pedro não foi uma boa escolha?
Depois de ter afirmado que morreria por Jesus, nega conhecê-lo. Jesus deve ter se arrependido? Em seu lugar deveria, então, estar uma outra pessoa?
As respostas a estas questões são bem simples, porém a essência do problema não, pelo contrário, é muito complicada.
Considere ler também: Conheça uma das principais causas do sofrimento
Jesus não errou, não se arrependeu e não deveria ter sido outra pessoa, a grande verdade é que Pedro era um ser humano como nós.
Uma pessoa comum como qualquer um de nós, e sendo assim, carregava dentro dele a essência do caráter de qualquer ser humano.
Pronto para pecar, pronto para o erro, falível, e, que apesar de amar Jesus sinceramente, não teve coragem de cumprir o que tinha dito, morrer por Ele, preferiu se preservar.
Você também pode ler: A Palavra de Deus é para ser lida e vivida
Leia também: Deus tem compromisso com quem tem comprimisso com Ele
Se formos olhar no dicionário para o significado da palavra conversão, vamos verificar que quer dizer transformação, mudança de rumo, de direção.
Então, quando Deus quer que o seu povo se converta dos seus maus caminhos, Ele está querendo mudança de direção, de atitudes, de pensamentos, de vontades, de sentimentos.
Sob a ótica cristã significa deixar para trás as atitudes de antes, que estão em desacordo com os preceitos divinos, e passar a viver uma vida diferente, ou seja, ser uma nova criatura.
Isto é fácil? É claro que não, é extremamente difícil, porque se trata de uma luta constante, onde de um lado está a essência do caráter do ser humano e do outro a nova criatura que desejamos ser.
Por isto, devemos ter sempre em mente que a conversão é um processo. É muito comum dizermos que já estamos convertidos e, não é verdade, jamais estaremos totalmente convertidos, estaremos sempre em processo de conversão.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Evangelista Judson diz
O próprio Pedro deu vários exemplos que ainda não era convertido, pois muitas vezes deixou de agir como Jesus, para agir como ele próprio, hoje em dia, poderíamos dizer que ele agiu pela carne, uma dessas vez ele cortou a orelha do soldado que veio prender jesus, e Jesus sabia que antes de partir deveria fazer com que aquele discípulo se convertesse, mesmo porque eles ainda não haviam recebido o Espírito Santo. Pedro ainda negaria Jesus, e após negar ele ainda dá uma ultima olhada para o mestre antes de Ele se entregar à morte na cruz, aquele foi o momento, realmente crucial, o olhar de Pedro para Jesus e de Jesus para ele, todo seu passado de pecador lhe vem à tona, a ponto de o fazer chorar amargosamente.Conversão é isso, reconhecer que precisa de Jesus, que Ele é fundamental e indispensável para o nosso eterno futuro. Que sem Ele nada somos e que não há nada nesse mundo que possa nos desviar do caminho dEle. É convicção, alegria de ser discípulo do mestre, sem saudades do passado, e uma busca diária em tentá imitá-lo, amando, perdoando, compreendendo e testemunhando desse amor. Conversão é voltar a ser Adão antes de pecar, em comunhão com Deus, ouvindo-o e convivendo com ELE em harmonia na mais perfeita paz.
Marcio Motta diz
Evangelista Judson agradecemos o seu comentário e a sua participação em nosso site.
HELIO DE OLIVEIRA LIMA diz
Você está errado. A palavra não é METANOIA e sim, EPISTREFAS. Vai estudar primeiro pra refutar depois.
Marcio Motta diz
Helio agradecemos a sua participação em nosso site.
Sergio, servo e adorador do Senhor diz
Otimo texto.
Estou montando um estudo pra minha 1a pregação na minha igreja.
Deus me direcionou à esse tema e sua reflexão contribui muito.
Deus abençoe.
Marcio Motta diz
Sergio fico muito feliz que o texto tenha sido útil para você.
Luiz Paulo diz
O que eu tenho a dizer é muito obrigado. Eu precisava tanto de uma palavra assim. A luta é constante.
Marcio Motta diz
Luiz fico feliz que o texto tenha edificado a sua vida.
Marcio Motta diz
Kialanda fico feliz que os nossos texto estejam edificando a sua vida.
Kialanda Canga diz
muito obrigada pela vossa ajuda espiritual. que Deus continue a ajudar o vosso serviço de espalhar o evangelo.
Marcio Motta diz
Kialanda fico feliz que os nossos texto estejam edificando a sua vida.
Pb Edelson Do Amaral diz
Se analisarmos o processo de conversão e novo nascimento da no mesmo, ambos vão precisar de tempo para crescer na graça e conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Ninguém sai já formado, o que acontece e que aceitar a Cristo como seu salvador vai estar convertido, porem somente alcançará maturidade espiritual com o tempo. O apostolo Paulo levou 14 anos para realmente estar pronto a sofrer pelo evangelho, todos nos estamos nesse novo nascimento, porem o que acontece e que algum sempre serão meninos, outros já crescem e viram adultos no sentido espiritual e já podem comer uma comida solida com Paulo fala ao corintos. De qualquer forma, retenhamos a graça de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo e consolação do Espirito Santo para sermos convertertido, mudar, ser santificado e não negar a fé nunca naquele que será por todos um dia aclamado como Senhor dos Senhores e todo joelhos se dobrara confessando que ELE e o Rei da Gloria.
Marcio Motta diz
Pb Edelson obrigado, mais uma vez, pela sua participação.
SIDNEY MORAES diz
Caro Maurício Motta
A Paz do Senhor.
Seu texto é bastante proveitoso ao falar da nossa fraqueza e imperfeições do ser humano. Mas também não creio que a conversão seja um processo inconclusivo. Creio que o aperfeiçoamento sim, é um processo para o atingimento da conversão.
Jesus disse: Quando te converteres, confirma a teus irmãos! Isso dá ideia clara de que o processo de conversão de Pedro vai se concluir e então ele será capaz de fortalecer aqueles que ainda estão se aperfeiçoando.
Existe verdade profunda em suas palavras que muitos de nós, não podemos bater no peito e dizer que estamos convertidos, mas que Deus também rogue por nós para que uma vez convertidos tenhamos condições de fortalecer aqueles que estão pelo caminho!
Com amor em Cristo.
Sidney Moraes
Palavra Fiel diz
Obrigado Sidney pelo seu comentário. Também existe muitas verdades em sua opinião, o que importa é que concordamos que não somos perfeitos e que dependemos de Deus em todos os momentos de nossa vida.
Rose diz
Verdade
Marcio Motta diz
Rose obrigado pelo seu comentário.
Moises diz
Eu não sou quem eu gostaria de ser;
eu não sou quem eu poderia ser, ainda,
eu não sou quem eu deveria ser. Mas graças a Deus
eu não sou mais quem eu era!
Martin Luther Kingssoa .
Apos a conversao devemos buscar sempre a santificaçao,refrear nossa lingua e praticar a solidariedade.A paz do Senhor esteja com todos
Palavra Fiel diz
Obrigado Moisés pelo seu comentário
Anônimo diz
Paz do Senhor que texto maravilhoso ajudou-me a refletir sobre conversão! Deus abençoe e continue te concedendo sabedoria!
Marcio Motta diz
Ficamos felizes que você tenha gostado.
Aureliano diz
Graça e paz!
Não concordo que a conversão é um processo, conversão é novo nascimento (João 3), ou seja, se nasce ou não se nasce; não se continua nascendo. Isso é lógico. O que acontece é que alguns apenas se convenssem, não se convertem. Após a conversão verdadeira vem a santificação, algo que só o verdadeiro convertido busca. Ao salvo ocorre pecar? Sim. Mas, ele não vive na. prática do pecado, o Espirito lhe incomoda e ele busca insesantemente
Marcio Motta diz
Prezado Aureliano respeitamos a sua opinião e agradecemos o seu comentário
Gilmar Liberato diz
Olá, realmente, existe o novo nascimento. Mas com relação a Pedro. Este ainda não era convertido. Jesus foi quem afirmou isso. Ele conhece o coração de cada um. Em nossas igrejas existe muitos assim.
Marcio Motta diz
Gilmar obrigado pelo seu comentário.
sônia diz
Muito obrigada!!! por essas palavras vinda de Deus para a minha vida no dia de hoje. As misericórdias de Deus é muito grande. OBRIGADA.