Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.
(Gênesis: 2.18)
A solidão é um sentimento muito ruim, que afeta milhares de pessoas e que faz com que muita gente se sinta completamente abandonada, rejeitada e inútil.
Entretanto, é importante salientar que solidão não é estar só, é se sentir só, ou seja, uma pessoa pode estar junto a uma porção de gente e se sentir solitária.
“Sugerimos que você leia também: O perigo dos nossos julgamentos”.
A pessoa que sofre de solidão sente um vazio muito grande no seu coração e que precisa ser preenchido para que ela saia dessa situação.
Os tempos de hoje favorecem para o homem se sentir só, pois a tecnologia, as redes sociais, a televisão, a correria do dia a dia, a cidade grande, enfim a modernidade como um todo, leva o ser humano a relacionamentos ilusórios, que acabam provocando o seu isolamento e, por conta disso, a solidão.
“Você não pode deixar de ler: O perigo das nossas alianças”.
A título de exemplo, antigamente era muito comum as pessoas ao final do dia se sentarem em frente às suas casas e ficarem conversando, enquanto as crianças brincavam ali por perto.
Hoje em dia, cada um chega do seu trabalho, se fecha em seu apartamento, senta em frente à televisão com o seu prato de comida e nem com as pessoas da casa conversa.
É lógico que existem diversos fatores que levam a uma pessoa a sentir só, a perda de uma pessoa querida, uma separação repentina, o medo de um relacionamento, autoestima baixa, enfim muitos outros.
Por isto, este texto não tem a menor pretensão de esgotar este assunto, mas seria interessante perceber, e esta é a nossa principal intenção, que existem algumas ações, que as pessoas podem colocar em prática e que podem ajudar neste processo de se evitar a solidão.
Sendo assim, gostaríamos de abordar dois pontos que fazem com que muitas pessoas se alijem de tudo à sua volta, ou seja, não é alguém que faz isto, elas próprias se afastam dos outros.
“Outra ótima leitura seria: Esqueça o problema e olhe para Deus”.
O primeiro, seria o fato de que todos nós temos virtudes e defeitos, porém tem gente que só olha para os seus defeitos, não conseguem perceber que ninguém é perfeito e valorizam tanto as suas limitações que vão se afastando de tudo e de todos.
São incapazes de reconhecer que possuem algumas qualidades.
O segundo, seria o medo de enfrentar novos relacionamentos, ou seja, existem pessoas que preferem ficar solitárias e arriscar algo novo em suas vidas, não conseguindo entender que a vida é assim mesmo e pressupõe riscos, já que ninguém tem certeza absoluta de como qualquer relação que começa hoje irá terminar.
“Você deveria ler também: Acima do bem e do mal”.
Então, como nós vimos, a valorização dos próprios erros em detrimento das qualidades e o medo de enfrentar novos relacionamentos, podem contribuir para que uma pessoa vá ficando cada vez mais só e se alijando de possíveis relacionamentos.
Sendo assim, o que precisa ser feito é enfrentar, de frente, este dois problemas, isto é, parar de se subestimar e entender que correr riscos faz parte da vida e estas são decisões que só podem ser tomadas pela própria pessoa.
Para finalizar, gostaríamos de salientar que toda e qualquer atitude que alguém possa vir a tomar, com relação a parar de sentir solidão, será totalmente inócua se não vier acompanhada de uma aproximação com Deus.
Pois somente Ele pode preencher o vazio do coração do homem do qual falamos anteriormente, é em Deus que o ser humano se completa, já que foi criado para se relacionar com Ele e nada, nem a maior fortuna do mundo, pode substituir isto.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
LOURDES PEREIRA diz
RECONHEÇO QUE “DEUS SEMPRE QUER NOS AJUDAR”… AMIGO Marcio Motta, porém somos IMPERFEITOS eeee as VEZES TENTAMOS RESOLVER “SÓZINHOS CERTOS ASSUNTOS”… SERÁ ESTE O MEU “PECADO CAPITAL”… SHALLOM ADONAI.
Marcio Motta diz
Lourdes todos somos imperfeitos, mas se confessarmos os nossos pecados, Deus terá misericórdia.
Maria Brito diz
Bom dia! Comecei a ler seus artigos e estou me surpreendendo, com as mudanças que está surtindo no meu dia a dia, alinhado com a PALAVRA de Deus. Deus abençoe a todos os irmãos e ao irmão Márcio Motta, pela dedicação e comprometimento que têm com a obra do Nosso Senhor Jesus.
Marcio Motta diz
Maria fico muito feliz que os nossos texto estejam edificando a sua vida. Obrigado pelo seu comentário.