Por isso, mesmo tendo em Cristo plena liberdade para mandar que você cumpra o seu dever, prefiro fazer um apelo com base no amor. Eu, Paulo, já velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, apelo em favor de meu filho Onésimo, que gerei quando estava preso.
(Filemon: 1.8-10)
No artigo anterior falamos a respeito de bondade, de “dar atenção às pessoas em nosso dia a dia” e perguntamos se fazemos, realmente, isto.
Neste, gostaríamos de continuar nesta mesma linha, ou seja, sugerindo uma reflexão a respeito do nosso comportamento em relação ao próximo.
“Sugerimos: Você consegue dar atenção às pessoas no seu dia a dia?”
E o tema escolhido foi respeito, isto é, fazermos uma reflexão se, verdadeiramente, respeitamos as pessoas que convivem conosco.
E o que seria tratar alguém com respeito? A melhor resposta que poderíamos encontrar seria reconhecer a importância de qualquer pessoa, isto é, seja quem for independentemente da classe social, posição profissional ou condição financeira, todos devem ser tratados da mesma forma.
“Não deixe de ler também: O que foi feito passado não pode ser alterado”.
Porém, infelizmente, na vida real as coisas não acontecem assim, os mais fortes, os mais ricos e os que detêm mais poder, acabam tendo tratamento privilegiado e pior, nós também agimos da mesma maneira.
Você que está lendo este texto pode até discordar e afirmar que não age assim, nós respeitamos e cremos, porém em nosso dia a dia o que temos visto é um tratamento diferenciado para alguns.
Um dos maiores exemplos de respeito constantes na Palavra de Deus ocorre quando o Apóstolo Paulo pede a Filemon que perdoe Onésimo, que era seu escravo, pelo fato de ele ter fugido e o deixado sem autorização, e o aceite de volta.
“Outro ótimo artigo seria: Todas as pessoas possuem virtudes e limitações”.
A atitude respeitosa está implícita no fato de que Paulo era Apóstolo e sabia que se determinasse que Filemon perdoasse seu escravo seria atendido.
Porém, mesmo Paulo tendo consciência dessa situação, preferiu pedir e respeitar o fato de que Filemon tinha sido ofendido perante a sociedade da época e deixou a decisão por sua conta.
Você poderia ler também: Para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia”.
Paulo demonstrou enorme consideração para com Filemon e não fez valer a sua autoridade formal, pelo contrário, se colocou em posição inferior e honrou ao amigo pedindo-lhe um favor.
Para finalizar, gostaríamos de enfatizar que a principal intenção deste texto é trazer uma reflexão para todos nós, pois, na maioria das vezes, fazemos um juízo de valor a nosso respeito muito tolerante, nos creditando um determinado padrão de comportamento que não colocamos em prática em nosso dia a dia.
Pense nisto e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Heber diz
Vc enviam essas devocionais pelo whatsapp tbm?
Marcio Motta diz
Heber não fazemos, mas todos nossos textos podem ser compartilhados pelo Whatsapp.
LOURDES PEREIRA SOUZA LIMA diz
EXCELENTE REFLEXÃO… SHALLOM ADONAI.
Marcio Motta diz
Lourdes obrigado por mais essa participação em nosso site.