Jeremias 2.5
Assim diz o Senhor: “Que falta os seus antepassados encontraram em mim, para que me deixassem e se afastassem de mim? Eles seguiram ídolos sem valor, tornando-se eles próprios sem valor.
Desde a criação Deus busca, de forma contínua, um relacionamento com o ser humano. E quando falamos de relacionamento estamos falando de algo onde está implícito proximidade, estar junto, sim porque como vamos nos relacionar com alguém se não estivermos perto dessas pessoas?
O relacionamento dos indivíduos vai melhorando na medida em que eles vão se conhecendo e para que as pessoas possam se conhecer é necessário estarem sempre perto uma da outra, ou seja, em um relacionamento sincero está implícito proximidade.
E assim é com Deus, para conseguirmos nos relacionar com Ele, precisamos estar juntos Dele, precisamos buscar uma proximidade com Ele, para que possamos conhecê-Lo melhor.
“Leia também: Versículos bíblicos que falam sobre a volta de Jesus”.
No versículo acima o Senhor pergunta ao Seu povo o que Ele teria feito para que eles O deixassem e se afastassem, seguindo ídolos sem nenhum valor e, por conseqüência, se tornando pessoas sem nenhum valor.
“Não deixe de ler: A luta entre a velha e a nova criatura”.
Deus mostra nessas palavras toda a sua frustração de verificar que aquilo que Ele mais deseja não está acontecendo, ou seja, Ele deseja viver com aquele povo, estar perto daquela gente, participar de suas vidas, ajudar, corrigir, porém aquelas pessoas desejavam outras coisas e se afastaram Dele, cortando a possibilidade do relacionamento que Ele tanto queria.
E nos dias de hoje as coisas mudaram? Infelizmente não. Deus continua querendo uma proximidade conosco e, como há milhares de anos atrás, nós vamos caminhando no sentido contrário, isto é, nos afastamos Dele, preferindo dar valor a outros deuses que tomam conta de nossas vidas que não conseguimos encontrar tempo para dar atenção a Deus.
O interessante é que encontramos tempo para tudo, isto é, para ficar na internet, para fazer compras, para ver televisão, para ir ao jogo de futebol, para ir ao cinema, enfim, para tudo aquilo que esse mundo nos oferece, porém para Deus, ao final do dia, não deu tempo.
Dez minutos por dia para conversar com Ele, impossível, impensável, e assim, como aquele povo vamos esquecendo de Deus e O afastando de nossas vidas, até que Ele fica tão longe que nem nos lembramos.
“Sugerimos: Como não perder a esperança quando tudo parece perdido”.
O que nós não conseguimos perceber durante esse processo é que na medida em que nos vamos distanciando de Deus, vamos colocando em Seu lugar outras coisas, outros ídolos, que não possuem o menor valor e, por conseguinte, vamos, também, perdendo valor, e quando percebemos nos tornamos pessoas menores, sem perspectiva, justamente porque perdemos o principal referencial, que é Deus.
Porém, a pior notícia, é que determinadas pessoas estão com a mente tão cauterizada que começam a achar que esse processo é normal, que o fato de nos esquecermos de Deus não tem nenhum problema, entretanto o contido no versículo trinta e cinco, do capítulo dois, do livro de Jeremias, que diz:
“Sou inocente, ele não está irado comigo’. Mas eu passarei sentença contra você porque você disse que não pecou”, nos mostra que, muito embora achemos que não há nenhum problema em deixar Deus de lado em nossas vidas, não levar o Senhor em consideração não é uma boa escolha, com certeza sofreremos conseqüências em função das nossas opções.
“Seria bom ler: O mundo está pronto para a volta de Jesus”.
Entretanto, a boa notícia, está contida em Jeremias 4. 1 a 2 que diz;”Se você voltar, ó Israel, volte para mim”, diz o Senhor. “Se você afastar para longe de minha vista os seus ídolos detestáveis e não se desviar, se você jurar pelo nome do Senhor, com fidelidade, justiça e retidão, então as nações serão por ele abençoadas e nele se gloriarão.”.
Aqui Deus faz mais uma promessa e diz que se nós voltarmos, Ele estará de braços abertos nos esperando e seremos abençoados.
A escolha sempre será nossa, podemos escolher nos afastar ou nos aproximar de Deus e, lógico, colheremos os frutos dessas preferências, porém não podemos nos iludir, sabemos o melhor caminho, só precisamos nos posicionar.
Pense nisso e deixe o seu comentário.
Se você gostou, inscreva-se para assistir os nossos vídeos no canal do Youtube. Nós estamos, também, no Facebook e no Twitter e alguns de nossos textos você pode ouvi-los em Podcast.
Receba os posts do blog em seu e-mail…É grátis! => Quero Receber!
Elvis Filho diz
É verdade !!
Marcio Motta diz
Amém Elvis.
Helisná diz
Muito bom isso , com edifica Parabéns pastor 👏
Marcio Motta diz
Hisliná fico feliz que tenha gostado.
Kiara Wirebaugh diz
Excellent read, I just passed this onto a friend who was doing a little research on that. And he actually bought me lunch since I found it for him smile So let me rephrase that: Thank you for lunch!