Navigate / search

O POVO SOFRE POR FALTA DE CONHECIMENTO

1 João 4. 1 – 3

Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo

Quando João escreveu esta epístola foi como uma resposta a algumas pessoas de gerações posteriores a Jesus que começaram a questionar o fato Dele ter sido humano e divino.  E nesses versículos  João enfatiza que não acreditemos em todo aquele que diz ser possuidor do Espírito de Deus e vai mais além, que os coloquemos à prova com vistas a nos certificarmos que eles são mesmo de Deus, já que muitos falsos profetas já se encontram em diversos lugares e diz  que quem afirmar que Jesus Cristo veio como ser humano é possuidor do Espírito que vem de Deus, porém quem negar isto, é evidente que não , muito pelo contrário o espírito que está com ele é o do inimigo.

Você também pode ler: A fragilidade da vida

O que João está nos dizendo que muitas pessoas estão sendo enganadas por falsos profetas  que se dizem de Deus e na realidade não são. E esta Palavra nunca foi tão atual. Realmente, infelizmente, muita gente está sendo iludida com falsas doutrinas, com falsos ensinamentos que pregam determinadas coisas que não tem nenhum embasamento bíblico.

Considere ler também: Deus tem compromisso com quem tem compromisso com Ele

E neste ponto cabe uma reflexão de  tentarmos entender porque estas pessoas estão  sendo ludibriadas. A resposta é muito simples, elas estão sendo enganadas por falta de conhecimento da Palavra de Deus. Em primeiro lugar porque muitas igrejas, nos dias de hoje, colocaram o estudo da Bíblia em segundo plano. Essas igrejas dão prioridade a outras coisas, em detrimento do ensino. E em segundo lugar porque as pessoas, também, não se interessam em aprender. Então a conjugação destes dois elementos principais, leva o povo a uma total ignorância  bíblica, sendo presas fáceis das heresias que rondam por aí.

O que precisamos entender é que o estudo da Bíblia é fator primordial para que possamos afinar o nosso relacionamento com Deus e o Senhor nos estimula para  que façamos isto, como está escrito em Josué 1.8: Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido”. Além de nos estimular Ele nos adverte para que fiquemos alertas, como em Mateus 7.15: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores”. Mas como tomarmos cuidado se não temos condições nem de ver de onde está vindo o perigo, sem conhecimento não temos a menor condição de colocar nada à prova e aí ficamos a mercê de qualquer manifestação religiosa, sendo ela de Deus ou não, então todos os lobos devoradores nos parecerão ovelhas, já que acreditaremos em qualquer coisa que nos for dita e os falsos profetas conseguirão o seu intento de incutir em nosso coração pregações enganosas e doutrinas que nada tem com a Palavra de Deus.

Indicamos também outro artigo: A espera da situação ideal

Leia também: A decepção não pode acabar com a nossa esperança

Por isso gostaríamos de estimular você, que está lendo esse texto, a se dedicar a estudar a Palavra de Deus. Ao fazer isto você estará descobrindo um mundo, hoje desconhecido, mas a proporção que for sendo descortinado, lhe trará luz em meio à escuridão, fará prosperar o seu caminho, dará o discernimento necessário para conduzir a sua vida e o melhor, estará estreitando o seu relacionamento com Deus. “Está gostando deste artigo? Clique aqui e preencha o seu e-mail para receber mais conteúdo como este!”

Os versículos 13 e 14, de Hebreus 5, trazem para nós a explicação de como podemos trazer ao nosso coração o entendimento para conseguir separar entre o bem e o mal, ou seja, conseguirmos reconhecer a doutrina sadia do ensinamento sem embasamento, isto é, se alguém está usando a Palavra de Deus de forma correta ou não: “Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino.  Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.

Outra boa leitura seria: A Palavra de Deus é para ser lida e vivida

O versículo 13 nos fala daqueles que ainda se alimentam de leite, ou seja, daqueles ainda são meninos, crianças, isto é, das pessoas que ainda engatinhando no conhecimento das Escrituras e, por conta disso, ainda não conseguem o discernimento necessário para julgar determinadas coisas.

Já  versículos 14 fala de mantimento sólido, daquele ingerido pelos adultos, experimentados na Palavra, estes sim, conseguirão, através do entendimento, trilhar caminhos seguros, não se deixarão enganar, saberão quais as veredas boas e as ruins.

O que precisamos entender é que o estreitamento de nosso relacionamento com Deus se dá através de diversas etapas e uma delas, de fundamental importância, é o estudo da Bíblia.

Em Oséias 4.6 está escrito que o povo de Deus sofre por falta de entendimento e infelizmente é a pura verdade, entretanto a mudança desse quadro só depende de nós, por isso precisamos nos comprometer com o Senhor e nos movermos e partirmos em busca do conhecimento da Palavra de Deus.

Por:Marcio Motta

Cadastre-se e receba os artigos do Blog em seu email

Você também pode ver os posts relacionados:

Gostou? Compartilhe com alguém!

Comments

Marcio Motta

Prezado Josival agradecemos o seu comentário

josival soares de oliveira

concordei e concordo com o assunto acima, é a pura verdade que deparamos nesses ultimos dias.
infelizmente o povo que não procura analisar as escrituras com mais afinco vivem dando milho pra Bode.
devemos ler e reeler os livros constante na biblia

Leave a comment

name*

email* (not published)

website